Audiência Pública apresenta os resultados da Saúde no primeiro quadrimestre

Inúmeros desafios rondaram a gestão na Saúde nestes primeiros quatro meses da Administração Municipal. A boa notícia que acompanhou a prestação de contas foi a de que o problema com a falta de médicos que o Município vem sofrendo começa ser resolvido. Céu Azul chegou a ter 6 clínicos gerais atendendo nas unidades de saúde no início do ano. Com o pedido de exoneração de uma médica concursada, férias de outra e fim de contratos de outros dois ligados a programas federais o quadro ficou reduzido à somente dois.

Com o chamamento público homologado nesta sexta-feira (26) um médico será contratado, por conta do Município, logo nos primeiros dias de junho. Já o Programa Mais Médicos acaba de disponibilizar outros dois profissionais que se inscreveram para atuar em Céu Azul. O processo, que é moroso, ainda depende de trâmites e confirmação dos médicos, mas pelo menos uma luz apareceu no fim do túnel. Está quase tudo certo para que a médica cubana que havia retornado ao país de origem, por força de contrato, volte a atuar em Céu Azul, o que é comemorado pela equipe e pela comunidade onde atuava. A se confirmar as expectativas, Céu Azul poderá, em breve, contar com 7 médicos atendendo nas unidades de saúde.

A Audiência Pública foi realizada na Câmara Municipal na tarde da quinta-feira, 24. Os dados apresentados pela secretária Verônica Ribeiro e pelo contador Enedir Wichoski apresentaram números que chamam atenção. Somente nas farmácias foram 9.517 atendimentos, o número veio acompanhado da informação que a farmacêutica responsável passou integrar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), objetivando uma maior orientação ao uso dos medicamentos.

ATENDIMENTOS MÉDICOS NO QUADRIMESTRE
Nos Bairros União, São Cristóvão, Boa Vista e no Posto Central foram realizadas 6.126 consultas. Já no Centro de Especialidades, em cardiologia, pediatria, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia, radiologia (ultrassonografia), psiquiatra e clínica geral foram 4.844 atendimentos.

OUTROS NÚMEROS
A Fisioterapia que há alguns meses vinha apresentando um déficit já está normalizando o atendimento. Eram 120 pacientes na fila, hoje reduzida a 8 pessoas. Ao todo foram realizadas 1.840 sessões, atendendo a 184 pacientes. Também houve um aumento significativo no número de testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV com 1.066 exames realizados no quadrimestre frente aos 527 efetuados no mesmo período do ano passado. O Município investiu, por meio do Fundo Municipal da Saúde, um total de R$ 2.919.230,10 – atingindo um índice de gastos em saúde na ordem de 19,06%, quando o limite mínimo é 15%. Ainda com relação aos gastos com Saúde, somente a Fundação de Saúde de Céu Azul, que administra o Hospital Bom Samaritano, consumiu R$ 868.977,45 no primeiro quadrimestre, valor que superou em 40,51% os R$ 618.447,80 gastos em igual período do ano passado. Estes são apenas alguns dados que compõem o relatório. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal da Saúde.