Aprovado novo Plano dos Direitos da Pessoa Idosa

Com a participação de profissionais que atuam na rede socioassistencial do município de Céu Azul e membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), do Comitê Interinstitucional do Plano Decenal dos Direitos da Pessoa Idosa, entre outras autoridades do município, uma reunião discutiu e aprovou alterações no Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Na discussões foram elencados, a curto, médio e longo prazo, os resultados que se buscam com a implementação do Plano. O fortalecimento da rede física e humana de atenção à pessoa idosa, a integração do Poder Público para apoiar as ações municipais, a mobilização da sociedade civil para a defesa e a promoção dos direitos da pessoa idosa, a naturalização do envelhecimento e o protagonismo da pessoa idosa, são metas a serem alcançadas.

Dividido em três eixos: Eixo 1, Promoção e Assistência Social, Eixo 2; Saúde e Eixo 3, da Educação, o Plano será monitorado e avaliado pela Secretaria de Assistência Social, a qual está vinculada à política para pessoa idosa, pelo CMDI, sociedade civil e Ministério Público. A avaliação será feita a cada dois anos, pela Comissão de Avaliação.

A secretária de Assistência Social, Naci Bonamigo, lembra que o Plano Municipal do Idoso, encontra-se na Secretaria de Assistência Social para ser consultado. Dentro dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria, voltado ao idoso, estão uma série de atividades. No CCI – Centro de Convivência do Idoso, são realizadas oficinas de artesanato, jogos de mês, grupo de família terapêutica, tardes dançantes com bingo e bolãozinho, palestras informativas e acompanhamento dos idosos em suas residências. “O Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, vai muito além do que já é realizado hoje, não podemos esquecer que estamos falando de direitos e quando se debate direitos temos que lidar com a realidade”, lembra Naci.

Participaram ainda da reunião que discutiu o Plano, realizada no Clube do Vovô, na quarta-feira (20/9): Daiane Paula Rovani, Katia Elissandra Blauth Thomazini, Ernesto Francisco Beretta, Maiko Cezar Metz, Lize Laine Zimmermann Dorne, Aline Batista dos Santos, Caroline Bernardelli de Godoy F. Pasquetti, Amanda Borges dos Santos Timbola, Milton Barreto, Milton Figueiredo, Rosangela Franciscato Silva, Andreia C.R. Albretch, Jeferson Antonio da Silva, Naci Binamigo, Ricielle Dall’Astra, Candinha Possamai, Rosemere Ferreira, Cleonides Wolf da Silva, Amanda Netto, Veronica Aparecida Ribeiro, Maria Terezinha Teixeira Chaves e Fabiana Verdeiro Fachin.