Agenda repleta ocupou Germano em Curitiba

Assuntos pendentes e novas demandas ocuparam a agenda do prefeito Germano Bonamigo em Curitiba, na terça e quarta-feira (11 e 12/07). ÁGUA E ESGOTO
Na Sanepar, com o diretor presidente da Companhia, Mounir Chaowiche, um dos assuntos foi a construção dos reservatórios dos Bairros Boa Vista e Iguaçu. A obra vai resolver o problema de falta d´água nestes bairros, que são os primeiros a sofrer com a falta e os últimos a ter o abastecimento reestabelecido. A ampliação da rede de esgoto, que hoje atende 63% da população da cidade, também foi discutida. Tanto uma obra quanto a outra, estão em fase de licitação e devem ser feitas ainda neste ano. Com relação ao débito que o Município tem com a Companhia, segundo o prefeito, tem o interesse de saudá-lo e passar a ser beneficiado com 50% de desconto das contas mensais de água e esgoto da Prefeitura, hoje em torno de R$ 10 mil/mês. Um encontro de contas deve equacionar o valor final do débito.

SISTEMA DE GESTÃO
Desde o início da administração o prefeito tem demonstrado uma preocupação muito grande com a gestão. Não somente pela escassez de recursos, mas ter em mãos um sistema de informações que auxilie na tomada de decisões é uma meta. Com esta finalidade o prefeito esteve na Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). Na reunião com o presidente, Jacson Carvalho Leite, tratou do uso estratégico da tecnologia, com a adoção do sistema Prefeitura 156, desenvolvido pela Celepar. O sistema auxilia no fortalecimento dos processos internos de gestão pública e, ao mesmo tempo, ajuda a melhorar o atendimento à população. A racionalização de custos, a modernização administrativa e a geração de indicadores para o acompanhamento da gestão, estão no escopo do sistema que tem chamado a atenção do prefeito.

SAÚDE
Em comitiva com prefeitos de municípios que integram o CISOP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), a audiência foi com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. Os prefeitos trataram da liberação de verbas para conclusão de obras que vão melhorar em muito a estrutura de atendimento do Consórcio e que a tempos estão paralisadas. Aproveitando a oportunidade o prefeito tratou com a direção da 10ª Regional de Saúde, presente no encontro, sobre matérias ligadas ao Hospital Bom Samaritano, em estratégias que busquem a ampliação dos atendimentos e uma maior viabilidade econômica da instituição.

ESPAÇO CIDADÃO
Junto à Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos a conquista foram 5 computadores que servirão a Biblioteca Cidadã. O encontro foi com o secretário, recentemente empossado, Edgar Bueno, com quem o município guarda um estreito relacionamento político. A pasta mantém o Programa Cidadania Digital, que busca a inclusão digital, com a criação do Espaço Cidadão, que será instalado na Biblioteca.

PEDRAS DE NOVA UNIÃO
Mais uma vez o prefeito esteve na Secretaria da Infraestrutura e Logística, para tratar de um assunto que vem se arrastado e tem preocupado desde o início da administração. Um problema no contrato, que inclui a necessidade de um reequilíbrio financeiro e o atraso no repasse das verbas fizeram com que, até agora, pouco mais de 10% da obra tenha sido concluída.