Agência do Trabalhador de Céu Azul incrementa ações

Inúmeros serviços de atendimento ao trabalhador são oferecidos na Agência do Trabalhador de Céu Azul. A missão primordial está na inclusão social no mundo do trabalho. A intermediação de mão de obra, por meio do cadastro e análise do perfil profissional, facilita o encaminhamento para vagas de emprego que correspondem às habilidades e necessidades do trabalhador. Com este mote o gerente operacional da Agência, Mario Picoli, tem intensificado o contato com as empresas para que busquem por meio deste serviço a intermediação das vagas disponibilizadas nas empresas locais. Segundo Picoli, o trabalho já começou surtir resultado. As vantagens para as empresas, aponta o gerente, é que elas conseguem mais rapidamente o trabalhador no perfil pretendido.

O Seguro Desemprego é outro serviço oferecido. O benefício que garante a assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado sem justa causa no município necessariamente passa pelo encaminhamento realizado na Agência. Outro programa que tem merecido uma atenção especial é o Jovem Aprendiz, intermediando a mão de obra voltada para o público jovem na faixa etária de 14 a 24 anos que esteja matriculado e frequentando escola. A proposta é a inserção, permanência e progressão no mercado do trabalho. Já as pessoas com deficiência tem atendimento diferenciado e prioritário, visando o encaminhamento para vagas de trabalho destinada a esse público.

A Agência do Trabalhador é um dos braços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. De acordo com o secretário, Tiago Dalla Barba Albrecht, o trabalho está sendo desenvolvido no sentido da facilitação das relações do empreendedor com o Poder Público Municipal. “Ainda temos muito a fazer na promoção do desenvolvimento socioeconômico de nosso Município. Nossa prioridade inicial foi incrementar os serviços que já estavam disponíveis, melhorando a atuação em cada um deles”, pondera.

No primeiro quadrimestre foram inscritos 152 candidatos para 62 vagas de trabalho, dos 155 encaminhados para entrevista, 58 foram contratados. Os números podem até parecer pouco expressivo, mas se comparado aos do ano passado já mostra a atuação da equipe. Em todo ano 2016 foram 102 trabalhadores contratados por meio da intermediação da Agência.