Ações da defesa civil após o temporal em Céu Azul

Categoria: Noticias Publicado: Quarta, 27 Outubro 2021

 

Nas primeiras horas após o vendaval que trouxe grande prejuízo a todo o município, nossa equipe da Defesa Civil iniciou o socorro às famílias atingidas.

Por volta das 15 horas do sábado, um incêndio que consumiu os escritórios de uma indústria no Distrito Industrial II, foi combatido com o auxílio do Caminhão Pipa do município. O prefeito Laurindo Sperotto acompanhou no local o trabalho de nossa equipe até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Em outros pontos do município, lonas seguiam sendo distribuídas aos atingidos na cidade e no interior. Ao todo, 1.500 metros quadrados de lona plástica foi entregue para mais de 30 famílias, além dos prédios públicos que foram atingidos.

Durante todo o domingo dia 24, a equipe da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fez atendimento à proprietários rurais, levando água para abastecer aviários e evitar a morte de animais. Até a manhã desta terça-feira, mais de 12 caminhões de água (não potável para humanos) foram levados para diversas propriedades.

O atendimento com água potável foi feito pelo caminhão pipa em socorro ao Hospital Bom Samaritano, Postos de Saúde e Escolas. O deslocamento desse serviço, desde a captação até a distribuição é lento, e o trabalho está sendo contínuo para suprir a demanda destes locais. A Base do SAMU foi abastecida pela nossa equipe por volta das 9 horas da noite de segunda-feira.

Na primeiras horas da manhã de domingo, já foram feitos vários contatos com a COPEL (Escritório de Medianeira) e a equipe da SANEPAR. A Companhia informou que com a queda de mais de 20 postes, apenas no município de Céu Azul, o serviço se desdobrava desde a tarde e noite do sábado, com vários profissionais para tentar sanar o mais rapidamente possível todos os problemas.

 

Fator importante foi também a participação de diversos voluntários que colaboraram com nossa equipe do Pátio de Máquinas, na desobstrução de vias e auxílio aos vizinhos mais prejudicados, justificando na prática o antigo lema: “A Defesa Civil, Somos Todos Nós”. 

Acessos: 73