Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer diversos capins e suas atribuições, como porte, indicações (silagem, pastejo ou corte, apropriado para gado de leite, corte ou outros animais). Outras características como época de semeadura ou plantio, adubação, espaçamento, fertilidade de solo, altura de entrada e saída dos animais e quantidade de proteínas e palatibilidade, também foram abordadas. A troca de informações, com a exposição das experiências de cada produtor, as dificuldades enfrentadas em cada propriedade, fizeram parte dos debates. 

O curso apresentou aos produtores o Sistema Voisin, que é um sistema intensivo de manejo do gado e da pastagem. Segundo a agrônoma Daniela, “uma propriedade pequena pode sim se organizar e produzir uma quantidade significativa de leite com baixo custo”. Ela cita o exemplo de um produtor de Toledo, Vilson Derlan, que vem obtendo ótimos resultados com a adoção do Voisin. Uma visita técnica a propriedade de Derlan, com os produtores de Céu Azul, deverá ser agendada para os próximos dias.

“Muitos saíram do curso com ótimas ideias, com as esperanças renovadas em melhorar a produção. Estamos numa fase difícil de produção de leite e carne, devido ao frio que tornou escassa a alimentação”, informou Daniela.