PROTOCOLO DE ENFERMAGEM - A outra matéria discutida foi Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Município de Céu Azul. O documento apresentado, com mais de 250 páginas, define 7 protocolos de atendimentos. Além sistematizar as ações dos profissionais de enfermagem, ele foca no acolhimento do usuário do sistema de saúde. Uma série de fluxogramas definem os procedimentos de forma padronizada, o que deve trazer um ganho de qualidade substancial no atendimento.

CONSELHO SOB NOVA DIREÇÃO - A mudança para Capitão Leônidas Marques, em janeiro, motivou o pedido de afastamento do Frei Luis Antonio Ceriolli da presidência do Conselho Municipal da Saúde de Céu Azul. Luizinho, como é carinhosamente chamado, conviveu 13 anos com a comunidade ceuazulense, dos quais 7 como pároco da Paróquia São José Operário. Em sua avaliação, neste período em que foi integrante do Conselho, a saúde de Céu Azul evoluiu muito. Luizinho lembrou que a criação de novas estruturas, a modernização do sistema e a implementação de novos serviços, entre tantos avanços, passaram pela pelo crivo Conselho.

CLAUDIA BLAUTH SERÁ A NOVA PRESIDENTE – Claudia Blauth, que foi aclamada a nova presidente do Conselho Municipal de Saúde, a partir de janeiro, disse que quer dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. “Eu aprendi muito com o Frei neste tempo que a gente trabalhou juntos no CMS”, revelou. Claudia disse ainda compartilhar da opinião da necessidade de trazer o usuário para participar do Conselho, para contribuir com ideias e sugestões no sentido do fortalecimento do colegiado. “Nós temos que estimular esta participação popular”, declarou.

Com relação ao Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Município de Céu Azul, que foi apresentado por Rosangela Franciscato, enfermeira diretora da Atenção Primária e pela secretária Veronica Ribeiro, tanto Luizinho como Claudia se mostraram impressionados com as minúcias do documento. “Este é um documento perfeito. É a Bíblia da atenção primária em saúde”, disse Luizinho. Já Cláudia comparou o documento, por sua experiência na direção da escola da APAE, a um Projeto Político Pedagógico. “É um plano muito bem elaborado e tudo que está sendo feito é para melhorar, avançar e dar mais qualidade aos serviços”, declarou.

GERMANO LAMENTA MUDANÇA DE LUIZINHO - O prefeito Germano Bonamigo lamentou a mudança do Frei Luis Antonio Ceriolli. “Não é somente a comunidade católica que perde um grande líder. Toda nossa população deve muito ao envolvimento comunitário desse amigo de Céu Azul, sempre preocupado com as questões sociais”, lamentou. “Mas nosso Conselho de Saúde estará em boas mãos, a Claudia a gente conhece bem e sabe de sua capacidade”, disse.